Qual o principal desafio vivido pelas empresas da área de construção civil atualmente?
Atualizar principalmente no que se refere a gestão de pessoas. Pois a maioria das empresas da área de construção civil permaneceu durante anos sem grandes evoluções. Isso colocou o mercado da construção civil em estagnação, com a forma de execução muito tradicional.
Como está a Construção Civil no mercado sobre os acidentes de trabalho?
Todos os anos morrem 5.500 pessoas na União Europeia, vítimas de acidentes de trabalho. O número de acidentes de trabalho que resulta em mais do que 3 dias de ausência do trabalho é superior a cerca de 146 milhões de dias de trabalho perdidos. O problema coloca-se com particular incidência nas pequenas e médias empresas (PME´s).
Na Europa são mais de 99% pequenas e médias empresas da construção civil (PME), com aproximadamente mais de 13.000 acidentes ocorridos anualmente; e no Brasil 98% são micro ou pequenas empresas que se estima duas ou três vezes mais o índice de acidentes mortais ou ferimentos graves ocorridos do que qualquer outra área.
A mão de obra é um fator problemático no setor e o que pode mudar?
A mão de obra continua sendo um complicador em todos os tipos de empreendimentos, cada vez mais se torna necessário ter uma gestão mais eficaz das capacitações e desenvolvimento de profissionais, e principalmente um treinamento específico com um olhar diferencial para a qualidade de vida e psíquica.
Que tipo de orientação pode favorecer a diminuição de acidentes do trabalho?
A conscientização dos trabalhadores sobre a utilização de equipamento de proteção individual, com as devidas especificações e informações de atualização, realização de treinamentos e recebimento de cópias de procedimentos e operações a serem realizados, podem ser uma boa forma de colaborar.
Existe falta inovação na tecnologia para construção civil no Brasil? Por quê?
No Brasil, infelizmente esse processo é mais demorado, já que os equipamentos aqui ainda são muito caros, o que atrapalha o desenvolvimento de novos sistemas construtivos. Mas as inovações devem vir através de técnicas gerenciais e, principalmente, de capacitações e desenvolvimento de pessoas com relação às novas formas de lidar com segurança no trabalho.
Somente ações preventivas são suficientes? Qual é o papel do empregador na responsabilidade social?
É de extrema importância a sinalização de segurança e/ou de saúde nos locais onde não seja possível evitar a existência de perigos ou onde estes não possam ser adequadamente reduzidos através da aplicação de medidas preventivas. Dar prioridade a medidas que eliminem ou reduzam os perigos na sua origem e que proporcionem uma proteção coletiva, não deixando de desenvolver trabalhos individuais. Além da avaliação global dos riscos é necessário efetuar um acompanhamento constante e proceder inspeções contínuas.
Quais são os tipos de acidentes que constituem a causa mais comum de lesões e mortes na indústria da construção civil?
Principalmente as quedas em altura, as causas incluem: trabalho em andaimes ou plataformas que não estão equipados com grades de segurança, ou sem que o trabalhador tenha um cinto de segurança corretamente colocado, telhados frágeis e escadas que não são adequadamente apoiadas, posicionadas e fixadas.
O que pode ser realizado para melhorar a movimentação de cargas?
Um planejamento, equipamento seguro, coordenação das atividades no canteiro de obras e evitar movimentação manual. Todas as elevações efetuadas com gruas móveis deverão ser planejadas e executadas por profissionais competentes, e devidamente capacitados. O condutor deverá ter uma boa visibilidade e a grua deverá ser posicionada num local nivelado e a uma distância segura das escavações e cabos de tensão.
Qual é o papel do trabalhador para beneficiar e prevenir a si mesmo?
Os trabalhadores têm de compreender os riscos existentes, as consequências dos mesmos e as precauções que têm de tomar para agir de forma segura. Deve haver capacitação e formação visando focar situações reais como, por exemplo, problemas que tenham ocorrido, o que não funcionou adequadamente e como evitar que a situação se repita. É necessário abordar os riscos, as medidas de prevenção, os procedimentos de emergência, a apresentação de relatórios sobre os problemas, os equipamentos de proteção individual, os equipamentos de trabalho, etc.
Que tipo de proteção deve ser utilizado pelos operários?
Proteção individual: capacetes de segurança – caso exista o risco de ser atingido por objetos em queda ou o risco de alguém bater com a cabeça; calçado adequado – com proteção dos dedos e da planta dos pés e com solas antiderrapantes; vestuário de proteção – contra condições climáticas desfavoráveis ou bem visíveis para que os trabalhadores possam ser vistos mais facilmente pelos condutores dos veículos.