Este é um dos principais temas abordados na construção civil e o que mais sugere reflexões de mudanças devido ao grande número de acidentes nas obras.
Os acidentes de trabalho, na maioria dos casos, são causados pela resistência dos operários em usar os EPI – Equipamentos de Proteção Individual, fornecidos pelas empresas e obrigatórios por lei.
Porém, muitas vezes, as próprias empresas não fornecem os EPI’s e a falta de fiscalização agravam os números.
Assista…
Ocorrências encontradas em obras: ausência de limites físicos ou territoriais, grandes áreas desorganizadas, falta de mobilidade nos espaços de trabalho, instalações improvisadas e sem utilização de dispositivos de proteção ambiental coletiva e/ou proteção individual do trabalhador.
Estas são preocupações demonstradas nas entrevistas e vídeos apresentados.
Assista… O Presidente do Sintracon-SP, Antonio Ramalho, fala sobre as consequências dos acidentes de trabalho na vida dos familiares.
Assista… Laércio Fernandes Vicente, do Sintracon-SP, fala sobre procedimentos de segurança nos canteiros de obra.
Veja:
- Veja esta pesquisa desenvolvida na Bahia onde mostra que o mercado de trabalho no Brasil tem apresentado um aumento de trabalhadores não registrados. Trabalhadores informais, demonstram a necessidade fortalecer políticas públicas que contemplem a segurança e saúde destes trabalhadores.